Dentre tantas atividades exercidas pela AJAC, a que mais se destaca é o teatro. Tendo atualmente um núcleo teatral dividido em grupos, realizamos diversos espetáculos, animações e participações especiais em peças teatrais. Dá uma olhada no que já fizemos por aí, em nossos grupos, e caso queira saber mais a respeito dos espetáculos, basta clicar nos links disponíveis. Boa leitura.
- “A FEIRA” – GRUPO THEATRO LABORATORIUM: O Grupo surguiu, juntamente com o Espetáculo, em 2011 como fruto do “Projeto Teatro na comunidade” patrocinado pela Funarte/Governo Federal, BNB e Governo do Estado da Paraíba. Desde sua estreia mais de 15 apresentações circulando no Brejo, Cariri, Sertão, Litoral e Curimataú difundindo as artes cênicas para diversos públicos e contribuindo com a valorização da obra da ilustre dramaturga Lourdes Ramalho que trabalha em suas histórias a comicidade associada a retratação da sociedade.Para saber mais sobre o espetáculo acesse o link – A feira
- “CASAMENTO DE BRANCO” – CIA DE TEATRO FLOR DO CEDRO: A Cia surgiu em 2008 com o “Projeto Sal da Terra” patrocinado pelo FIC/Governo do Estado da Paraíba com o Espetáculo de teatro na rua “Padre Ibiapina O Andarilho da Caridade”. Seguindo com a pesquisa de espetáculos tanto para palco como Rua, em 2011 com o “Projeto O Ator na Rua” monta-se o espetáculo de teatro de rua “Casamento de Branco” que circula desde então pelo Estado da Paraíba difundindo as artes cênicas de rua para diversos públicos e valorizando a obra do dramaturgo paraibano Altimar Pimentel que de maneira cômica trabalha questões relacionada à sociedade.Para saber mais sobre o espetáculo acesse o link – Casamento de Branco
- “AUTO DO PADRE IBIAPINA” – CIA DE TEATRO FLOR DO CEDRO: A Cia surgiu em 2008 com o “Projeto Sal da Terra” patrocinado pelo FIC/Governo do Estado da Paraíba com o Espetáculo de teatro na rua “Padre Ibiapina O Andarilho da Caridade” apresentado até o ano de 2010 com 03 apresentações no Município de Bananeiras e 01 no Município de Areia. Se aprofundando para novas experimentações cênicas o espetáculo sofreu algumas modificações influenciados pelo teatro de rua e outras técnicas apresentado em 2013 já com o nome AUTO DO PADRE IBIAPINA. Em 2014 numa nova adaptação agora para palco e rua numa proporção menor de estrutura o “AUTO DO PADRE BIAPINA” estará disponível para circulação difundindo as artes cênicas para diversos públicos e valorizando o ilustre Padre que dedicou sua vida a Deus e a caridade.Para saber mais sobre o espetáculo acesse o link – Auto do Padre Ibiapina.
- “PAIXÃO EM RETALHOS” – COLETIVO DE TEATRO AJAC: O Coletivo surge da união dos três grupos de teatro associados da AJAC (Grupo Theatro Laboratorium, Cia Flor do Cedro e Grupo Engenhoca) montando um espetáculo que conta a história do nascimento do menino Deus através de técnicas circenses, clow, comedia Dell arte, interagindo a musicalidade, danças e o teatro de rua que desde 2008 se aplica a trabalhos de promover a conscientização através das artes cênicas, animação, arte educação.Para saber mais sobre o espetáculo acesse o link – Paixão em Retalhos.
- RECREARTE – Grupo de animação circense: O grupo surgiu em 2010 a partir de um trabalho que já era realizado desde 2008 nas Escolas Públicas de Bananeiras gratuitamente na arte/educação com apresentações da iniciativa ARTES NA ESCOLA que promovia palestras sobre artes e apresentações de circo, teatro, dança e musica. Nisto surgiu o RECREARTE que ainda promove apresentações filantrópicas, oficinas e palestras de formação cidadã e artística em Instituições de Ensino Público ou instituições de inclusão social. Atualmente o grupo está focado em festas, animações infantis e infanto-juvenis.Para saber mais sobre o grupo acesse o link – Recrearte.
- FAMILIA MATUTA: A Iniciativa surgiu em 2012 como resultado da pesquisa e aplicação da economia criativa associado ao turismo regional desenvolvido pelo SEBRAE onde a AJAC no intuito de recepcionar turistas que chegam na cidade com muita animação e apresentando as histórias e locais históricos e turísticos da Região. Aplicou-se aos poucos a também fazer abertura de eventos em locais públicos e fechados, divulgação de produtos em feiras, encontros dentre outros eventos de promoção de marca e fechamento de negócios a empresas públicas e privadas. A Família Matuta envolve também teatro, quadrilha junina e muito pé de serra, faz-se referencia cultural a figura do matuto de maneira caricata da região com muito bom humor, característico do interior.Para saber mais sobre a família matuta acesse o link – Família Matuta.Participação especial nos espetáculos:
- “PAIXÃO DE CRISTO EM SANTA FÉ” NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA, UMA REALIZAÇÃO DA Cia de Teatro Fascinart - 2012;
- “AUTO DE NATAL LUZ DO VENTRE” NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS, UMA REALIZAÇÃO DA Prefeitura Municipal de Bananeiras – 2011;
- “AUTO DO MENINO DEUS” NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS, UMA REALIZAÇÃO DA Prefeitura Municipal de Bananeiras – 2012.
AJAC em cena - Teatro
4/
5
Oleh
Peu de Andrade

